“Quando caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz ou confessamos um Cristo sem a Cruz, não somos discípulos do Senhor. Papa Francisco
Vivemos intensamente essa Jornada Mundial da Juventude aqui tão próxima a nós; estar com o “doce Cristo na terra”, o nosso Pedro hoje, que tantos puderam tocar, observar de perto, sentir seu amor entranhado de misericórdia.
Lembro-me quando o Papa João Paulo II esteve aqui, no Rio. Eu trabalhava ali no Castelo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. Por duas vezes ouvi as sirenas dos Bombeiros e desci correndo; pude vê-lo passar bem a minha frente, com intensa emoção. Os sinos tocavam, assim que ele chegou, em todas as Igrejas do Rio. Foi lindo!!!
Tivemos ainda a graça de ir ao Aterro do Flamengo e também ao Maracanã; as lágrimas rolavam em nosso rosto, sem que conseguíssemos conter, como se víssemos o próprio Cristo!!! Lágrimas de felicidade!
O nosso Bento XVI fez-se apreciar pelas inúmeras, incontáveis palavras de Sabedoria; que delícia ouvi-lo, ler seus escritos. Aprender com ele a ser mais profundo nos ensinamentos do Mestre... águas mais profundas!!! Louvado seja Deus, Aquele que sonhou a Igreja e enviou o Seu Filho para fundá-la. Diz-nos S. Paulo – comparando ao Matrimônio – que Ele se entregou por Ela (cf. Ef 5,25)!!! “Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja.” (Cl 1, 18). Pensemos nisto, no significado intenso dessas palavras: Ele se entregou por Ela, a Igreja!!! Ele se entregou por nós!!! É muita coisa, para podermos valorizá-la sempre mais, admirá-la, entregar nossa vida por Ela! Somos somente o Corpo; Ele é a Cabeça!
Agora, o Papa Francisco, que, com suas claras palavras, quer nos impulsionar à Missão única, dada por Cristo a nós: evangelizar! Não podemos nos calar, ou as pedras gritarão...
Bem, o lema da Jornada: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28, 19), foi o mandato do Senhor logo que subiu aos Céus. É esta a ordem que temos a seguir... e que faz muita falta. Não há missão sem discipulado.
O QUE É SER DISCÍPULO? É o que todos temos que ser... Requer desejo intenso.
Há muitos que desmerecem este termo; pensam que é apenas ir à Igreja ou participar de algum Movimento. Claro que tudo isto é caminho, mas de início!
Se prestarmos bastante atenção à Missa, podemos perceber que as leituras são para o coração do discípulo; a Consagração é para eles... assim também a Eucaristia. Jesus sonhou a Igreja para os discípulos. E a eles enviou a evangelizar. Logo, primeiro ser discípulo, depois evangelizador!
Nos Evangelhos que meditamos no capítulo 10 de S. Mateus, acompanham a evangelização: curar os enfermos, ressuscitar mortos, purificar leprosos, expulsar os demônios... “Recebestes de graça, de graça daí!! (Mt 10, 8). Por quê? Simplesmente porque os discípulos passavam todo o dia com Ele, aprendiam d’Ele com tudo o que viam e ouviam... durante os três anos de vida pública do nosso Senhor e Salvador. Ele veio salvar! E o treinamento, o aprendizado do discípulo é voltado para isto: oferecer essa Salvação que foi por nós concedida na Cruz!!! Com poder!!! Sejamos, pois, discípulos de Nosso Senhor!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário